Fábrica de Ração

A Fábrica de Rações da Cooxupé foi inaugurada em 1982, localizada até hoje na matriz, em Guaxupé/MG. Há 40 anos atuando na área de nutrição animal, as marcas Pura Origem e Colosal, possuem em seu portfólio mais de 60 tipos de produtos. Dentre eles rações, concentrados, suplementos minerais, proteinados e núcleos. Tudo isso para atender às necessidades nutricionais de equinos, bovinos de corte, bovinos de leite, suínos, aves de corte, aves de postura e caprinos. Com capacidade de produção anual de 54.000 toneladas, conta com 35 colaboradores nas áreas de produção, administrativas e suporte.

Para melhor atender os cooperados e clientes, a Cooxupé tem parceria com duas fábricas terceirizadas para atender os núcleos do triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Matéria-prima

O milho usado na composição da ração é adquirido da Cooxupé via departamento de Cereais. Para as fábricas terceirizadas também é priorizada a compra de milho de produtores Cooperados. A umidade e a composição são verificadas lote a lote. Garantindo que o grão apresente a umidade e classificação ideal para uso.

As outras matérias-primas são adquiridas de fornecedores cadastrados que devem atender os níveis de garantia e estarem regular no MAPA. Ao chegar à Cooxupé, o caminhão com matéria-prima é liberado para descarga após avaliação do laudo do produto e peso. Depois disso, todas as matérias-primas são amostradas. De acordo com o plano de amostragem, uma proporção das amostras é enviada aos laboratórios da Cooxupé ou terceirizado. A ordem de uso da matéria-prima estocada é definida pelo conceito PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).

Estoque

A fábrica trabalha com lead time. Esse prazo, quinze dias, é referente ao tempo entre o pedido e a entrega das matérias-primas pelos fornecedores. Fazendo uso constante de 70 tipos de matérias-primas, é essencial uma previsão de produção e, por conseguinte de vendas.

Nesse ponto entra você vendedor. Semanalmente deve rever seu estoque e preencher a planilha com a programação. Além de estimar a venda dos próximos 15 dias e preencher a coluna de previsão. Sua assertividade é essencial para compra a tempo e com menor custo de mercado.

A Fábrica de Rações trabalha atendendo aos pedidos dos núcleos, filiais e unidades avançadas. O processo de produção inicia-se um dia antes da produção física. O supervisor de produção repassa os pedidos à equipe administrativa que realizará o lançamento no ERP (Sistema de gestão Cooxupé), gerando o número do lote. O próximo passo é fazer as fichas de controle e realizar a pesagem das matérias-primas e a confecção dos rótulos. Cada setor tem a receita do produto – que nada mais é que a “Receita” com todas as matérias-primas que vão ser utilizados na produção e suas quantidades. Farelo de soja, milho e outras matérias-primas são de inclusão pelo painel de controle automatizado. Após a conclusão dessa etapa, respeitando o tempo de mistura o produto acabado é pesado e ensacado. Para controle do peso da sacaria, uma amostragem de sacos é feita para conferencia de peso em balança digital. Imediatamente após o ensaque os sacos compõem a carga que vai para a loja. Os caminhões que fazem o transporte até as lojas são inspecionados para garantir que o produto chegue integro ao destino final.

Uma observação importante é que todo processo é controlado. Com o número do lote é possível saber toda rastreabilidade, desde qual matéria-prima foi usada na fabricação até qual cooperado comprou a ração.

 

Além de ração ensacada, existe a opção de entrega a granel que é enviado diretamente para a propriedade dos cooperados. Seguindo todos os controles de produção, nesse caso, além do controle de pesagem do caminhão, a carga ainda vai lacrada com marcadores numerados e com os números descritos na nota, garantido ao cooperado e cliente que chegará a quantidade exata ao destino. 

Fábrica Suplemento mineral

Uma estrutura nova, de mistura para suplemento mineral e núcleo, foi adquirida em 2020 visando melhorar a produtividade e qualidade do produto acabado. Da mesma forma, as matérias-primas são pesadas, adicionadas ao sistema e misturadas. No ensaque, a balança digital proporciona precisão a cada produto. Novamente uma amostra é coletada por batida e encaminhada para análise, seguindo plano de amostragem.

As análises frequentes pelo laboratório da Cooxupé e laboratórios terceirizados garantem que a composição do rótulo seja realmente a composição do produto acabado que está sendo entregue ao Cooperado. Em média são analisadas anualmente 1900 amostras de matéria-prima e produto acabado. O mesmo critério adotado na unidade fabril de Guaxupé também é adotado nas fábricas terceirizadas.

Todas as amostras ficam armazenadas em local específico nas unidades fabris durante período de validade do produto mais trinta dias, como contraprova em caso de necessidade de reanálise.

Os parâmetros de produção além de visar os níveis nutricionais, estão de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende às regras de Boas Práticas de Fabricação. Além é claro, do respeito ao meio ambiente. Todo material reciclável como sacaria de matéria-prima vazias, caixas, sacaria com defeito e outros, são separados e destinados à reciclagem. Da mesma forma, os resíduos de limpeza de chão e maquinário, são separados e encaminhados á compostagem. A Fábrica conta também com sistema de captação de água da chuva para uso na limpeza da área externa.

Para atendimento ao Cooperado, a Fábrica de Rações conta com veterinária atuando como responsável técnica, à disposição para esclarecimentos com relação aos produtos disponíveis e indicação de uso de cada um. Além desse suporte, a Cooxupé conta ainda dois outros veterinários, supervisores de venda, que dão apoio diretamente ao campo atendendo a demanda e solicitações de visitas pelos Cooperados.